AÇÕES DO BLOG EM CONJUNTO COM LEITORES E ONG´S

001 -  PROPAGANDA UTILIZANDO IMAGEM DE TOURADA – ago/2009 -  a imagem de um touro cheio de bandarilhas em meio a uma arena foi usada pela Associação Brasileira de Propaganda – ABP para divulgar seu festival de propagandas. Foi publicada em vários canais de divulgação, incluindo até outdoor. Entrevistamos o presidente da Associação que se comprometeu a retirar toda publicidade. Mesmo com a promessa gravada, após ouvir seus parceiros, retirou apenas a metade da campanha. Entramos com denúncia-crime na Delegacia do Meio Ambiente e CONAR, que não considerou como tal. A ultima vez que perguntei na Delegacia, ainda não tinham sidos chamados para depor.

 

002 -  ANIMAIS PODEM SER USADOS EM RITUAIS? set/2009 – ao lermos no jornal que um delegado da polícia civil decidiu investigar práticas de crueldade contra animais ao serem usados em sacrifícios religiosos, apresentamos nossa solidariedade comparecendo pessoalmente em seu apoio na data marcada para o religioso prestar depoimento. Leitores do blog apresentaram ao Secretário de Segurança e o Chefe de Polícia Civil do RJ o apoio e elogio a atitude inédita de uma autoridade policial. Foram mais de 1500 e-mails entregues nas respectivas caixas postais. Entrevistamos na ocasião várias autoridades religiosas questionando o direito  de se matar animais em nome de Deus.

 

003 -  TOURADAS EM ÁGUAS DE LINDÓIA - set/2009 – fomos alertados pela Maria Lopes, da IWAB em Portugal, que neste município de SP uma associação de criadores estava querendo mostrar as vantagens do cavalo lusitano apropriado para realização de touradas. Foram dirigidos centenas de e-mails para aquela prefeitura que cancelou o evento onde, também, aconteceria a Prova da Tourinha.

 

004 -  FORMAÇÃO DO PARTIDO ANIMAL BRASILEIRO – dez/2009 – divulgamos a tentativa de formação deste partido no Brasil. Oferecemos até uma logomarca produzida por profissional de marketing que só poderia ser usada depois do partido formado. Até lá, ela é marca de nossa propriedade. Infelizmente, a empreitada não obteve êxito e não se soube mais do seu organizador, que, pelo jeito desistiu sem explicar o fim dos recursos que foram doados. O grupo criado no Google Grupos para troca de mensagens entre os militantes do partido continua sendo usado por algumas pessoas.

 

005 -  ARANHA MORTA EM REALITY SHOW – dez/2010 – denunciamos às autoridades policiais a morte desnecessária de uma aranha acontecida na exibição do Programa “A Fazenda”. Mesmo não oferecendo nenhum risco, um dos participantes do reality show esmigalha o animal simplesmente porque ela era feia e estava dentro do contexto que deveria morrer sempre que fosse presente. Cerca de 150 pessoas endossaram nossa denúncia, porém, um segmento de “protetores” acharam que estaríamos nos excedendo. Esclarecemos e questionamos nas postagens que protetor de animais seria este que achava que animais silvestres feios e não mamíferos não mereceriam nossa atenção. Houve bastante repercussão na imprensa e a mensagem de respeito pelos animais foi conseguida.

 

006 -  TOURADAS EM JARAGUÁ DO SUL – jan/2010 – a prefeitura desta cidade em SC anuncia em suas festividades a realização de touradas. Fizemos a campanha e a prefeita recebeu mais de 2000 e-mails. Respondeu a maioria dizendo do cancelamento do evento.

 

007 -  MARCELO DOURADO, EX-BBB, FAZ APOLOGIA DO CRIME DURANTE EXIBIÇÃO DO PROGRAMA – mar/2010 – este participante diz, durante um momento do programa, que a melhor maneira de desestressar é chutar um poodle. Apresentamos denuncia ao MP e informamos como fazê-lo aos nossos leitores. Ao todo foram 27 pessoas que apresentaram denuncia. Nossa denúncia teve enorme repercussão na imprensa a ponto de receber mais de 5 mil e-mails de fãs desta pessoa, inclusive, com ameaças físicas.

 

008 -  DENUNCIA SOBRE COMPORTAMENTO HUMANO CONTRA ANIMAIS – mar/2010 – publicamos um artigo da Revista O Globo onde o marido da atriz Regina Casé conta sua vingança em um cavalo. A Revista não gostou da quantidade de e-mails que receberam. Só publicaram duas cartas.

 

009 -  CAMPANHA CONTRA O ABUSO PRATICADO CONTRA TARTARUGAS NO ESTADO DE SERGIPE – mar/2010 – foram encaminhadas várias mensagens para as autoridades locais.

 

010 -  HISTÓRIA DO QUEIMADINHO – abr/2010 – dois adolescentes atiraram gasolina e puseram fogo no cavalo de um vizinho. Acompanhamos toda saga deste cavalo que foi recolhido pelo Regimento de Polícia Militar do RJ e tratado pela equipe de veterinários daquela Unidade. Apesar de todo esforço, o animal veio a óbito por causa de babésia adquirida na Faculdade de Veterinária onde foi operado por duas vezes. Nossos leitores contribuíram com remédios e enviaram cerca de 1000 e-mails para o Secretário de Segurança do Estado do RJ elogiando as atitudes do delegado que atuou no caso, bem como a sensibilidade do tratá-lo. Foram mais de 20 postagens entre reportagem e entrevistas.

 

011 -  RITUAIS NOS ESTÁDIOS DA ÁFRICA ONDE SERIA REALIZADOS A COPA DO MUNDO DE FUTEBOL – mai/2010 – A Agência Reuters divulgou que seriam realizados rituais religiosos com sacrifício de animais em todos os estádios de futebol. Entrevistamos o Secretário da Embaixada da África do Sul no Brasil e nossos leitores enviaram cerca de 700 e-mails àquela Embaixada com cópia para o Comitê Organizador da FIFA.

 

012 -  CASSETA E PLANETA FAZ APOLOGIA AO MAUS-TRATOS CONTRA ANIMAIS – mai/2010 – ironizando o mau humor do técnico de futebol Dunga, um dos integrantes do planeta representa este mau humor chutando cão da raça poodle. Ligamos e telefonamos apresentando nossos protestos. Não houve nenhuma resposta da produção do programa.

 

013 -  PROGRAMA CASSETA E PLANETA CHUTA POODLE – mai/2010 – seguindo o princípio de Marcelo Dourado de que chutar poodles para acabar com o estresse, o  apresenta cena de personagem chutando um cão. Cerca de 100 leitores mandaram seu protesto para a TV Globo.

 

014 -  CASO IGREJINHA – jun/2010 - um agricultor queima um cachorro vivo na frente do seu neto no Município de Igrejinha, RS. Entrevistamos o delegado que incluiu no inquérito todos os e-mail enviados através do nosso blog. Foram cerca de 600.

 

015 -  CAÇA CRUEL CONTRA JAVALIS – jun/2010 – após descobrirmos vários vídeos de caça de javalis que mostravam a exploração comercial de caçadores com uso de cães para trucidar os animais, apresentamos denúncia ao IBAMA e Polícia Federal. Nossa campanha conseguiu que o IBAMA revogasse a Portaria que permitia a caça. Entretanto, atualmente, os Estados liberaram a caça usando um recurso que as Portarias do próprio IBAMA oferecem. Fui intimidada por caçadores que até hoje colocam postagens agressivas que não são publicadas para desespero deles . Vários vídeos foram tirados do ar, mas, tenho em arquivos.

 

016 -  URUBUS NA BIENAL –  set/2010 - artista plástico expôs exemplares  de urubus para compor sua obra. Várias ONG´s protestaram. Entrevistamos os ativistas envolvidos em manifestações e pedimos a participação dos leitores no envio de e-mails

 

017 -  SOBRE A DENÚNCIA CONTRA A UNIVERSIDADE DE GOIÁS – set/2010 - apoiamos a ONG BIODEFESA que denunciou a crueldade contra cães que serviram de cobaia para treinamento de vacinação. Nossos leitores enviaram e-mails àquela Universidade que não foram contabilizados.

 

018 -  CASO DO DELEGADO INDICIOU PAI DE SANTO – set/2010 - delegado Marcos Cipriano da Delegacia do Meio Ambiente do RJ, sofre pressão de várias entidades religiosas na porta da delegacia para liberar um pai de santo acusado de fazer rituais. Fomos para o local apresentar nossa solidariedade e, posteriormente, nossos leitores enviaram mais de 1000 e-mails ao Secretário de Segurança do Estado do Rio elogiando a atitude do delegado.

 

019 -  PL 735  MUNICÍPIO DO RJ – nov/2010 – um vereador do RJ dá entrada a um projeto de lei inconstitucional. Leitores enviam cerca de 1000 e-mails e em duas horas o vereador avisa que vai retirar ele de pauta.

 

020 -  CCZ GUARUJÁ/SP –dez/2010 – em apoio a ONG UIPA, os leitores do blog cerca de 600 e-mails diretamente a Prefeita daquela cidade solicitando que a Secretaria de Saúde recebesse a presidente desta ONG e explicasse o porque do não cumprimento do TAC que fora assinado na justiça sobre as obras e melhorias no atendimento do CCZ do Município de Guarujá. Em 3 horas, conseguimos que a entrevista fosse marcada e nos parece que eles estão cumprindo com o acordado em tal reunião.

 

021 -  ENCHENTE NA REGIÃO SERRANA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – jan/2011 – desde o primeiro dia da tragédia, protetores locais receberam o apoio de todos os estados do país através de doação em espécie, medicamentos e ração. Fizemos uma cobertura diária da situação entrevistando e filmando pessoas envolvidas com as conseqüências das fortes chuvas que caíram nesta região.

 

022 -  PREFEITURA DO RIO DIVULGA FOLHETO PARA ABANDONAR ANIMAIS EM CASO DE ENCHENTE – jan/2011 – o plano de emergência do Município do RJ em seu folheto de instruções, orienta os moradores deixarem seus animais nos locais ameaçados de desabamento. Fizemos uma grande mobilização e o prefeito recebeu em sua caixa postal cerca de 2000 e-mails de protesto. Ele se desculpou e mandou modificar o referido folder apenas retirando o parágrafo onde o tema era citado. Questionamos a atitude da SEPDA que se manteve distanciada do assunto.

 

023 -  A SECRETARIA DE HABITAÇÃO DO MUNICÍPIO DO RJ NÃO PERMITE QUE MORADORES QUE SÃO REMOVIDOS DE SUAS CASAS PARA MORADIAS OFERECIDAS PELO GOVERNO NÃO DEIXA LEVAR OS ANIMAIS – jan/2011 – mobilizamos os leitores que enviaram várias mensagens de protestos contra tal atitude. Entrevistamos o Secretário da pasta que negou e disse que iria orientar melhor seus funcionários. A Secretaria de Proteção animal é cobrada mais uma vez por sua inoperância.

 

024 -  TOURADAS EM PASSO FUNDO/RS – fev/2011 – leitora nos comunica que nesta cidade haveria festa com um “Show de touros” ou seja, simulacro de touradas proibido por lei em nosso país. Entrevistamos o Chefe de Gabinete do Prefeito que, oficialmente, informa que o Prefeito da Cidade resolveu cancelar o evento em função dos mais de 1000 e-mails recebidos.

 

025 -  CÃO PINPOO – mar/2011 – um cãozinho, por negligência de funcionários da empresa GOL, foge da sua caixa de transporte e fica desaparecido por 14 dias no Aeroporto de Porto Alegre - RS. Fizemos uma grande manifestação contra a presidência da GOL que recebeu mais de 2000 e-mails dos leitores do blog. A repercussão foi grande gerando várias matérias jornalísticas na imprensa escrita, falada e ouvida. A “Fala Bicho” foi convidada para comparecer a uma reunião tendo por objetivo explicações dos fatos. Foram convidados, também, mais dois representantes  da proteção animal bem como a jornalista responsável pela Agência Nacional Direitos dos Animais A reunião foi no Escritório Central da Empresa em SP. Não recebemos, até hoje, a comunicação do cumprimento do que foi estabelecido em tal reunião, nem mesmo o vídeo prometido para nosso blog com o procedimento para embarque de animais nas aeronaves.

 

026REUNIÃO COM A GOL – mar/2011 – a empresa nos convidou para participar de uma reunião sobre as condições que a empresa realiza o transporte de animais (caso Pinpoo)

 

027 -  PARABÉNS ANCELMO – abr/2011 – consideramos a “Coluna Ancelmo Goes” do Jornal O Globo uma das mais importantes colaboradoras na nossa luta pelo reconhecimento do direito animal dentro da sociedade. Constantemente, suas notinhas promovem avanços enormes nesta compreensão. Entrevistamos o jornalista e constantemente publicamos, alem de suas notinhas, as fotos de animais que saem em destaque na Coluna. Leitores do blog se manifestaram em cerca de 400 e-mails elogiosos ao colunista e seus colaboradores.

 

028 -  A IMAGEM DO GATO É ATINGIDA NUMA NOVELA COM ACUSAÇÕES FANTASIOSAS – abr/2011 – em capítulo de uma novela, o gato é acusado de transmitir toxoplasmose simplesmente ao ser se tocado. Fizemos uma grande manifestação com envio de e-mails a direção daquele núcleo de novela e houve grande repercussão na imprensa. Foram mais de 2000 e-mails enviados aquela emissora pelos leitores do blog O Grito do Bicho. A TV Globo respondeu alguns e-mails com resposta padrão, mas, em seguida desistiu devido a quantidade.

 

029 -  CAMPANHAS CONTRA O USO DE PELES – abr/2011 – em apoio às ONG´s que atuam pelo fim do uso de peles, criamos uma campanha permanente dirigindo e-mails a empresas que vendem ou utilizam peles de animais para seus produtos. Participam 9 ONG´s nacionais e internacionais. Foram enviados cerca de 3000 e-mails nas diversas mobilizações sobre o tema.

 

030DENÚNCIA CONTRA CURSO DE IDIOMAS – abr/2011 – curso de espanhol usa em seus folders a imagem de touradas. Nossos leitores enviaram cerca de 100 e-mails. O curso deixou de usar o folder

 

031COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO DA “FALA BICHO” – abr/2011 – participação de leitores

 

032 -  JORNALISTA DO JORNAL O GLOBO CRITICA MATÉRIA FEITA PELO PROGRAMA CQC DA BAND – mai/2011 – a jornalista Patrícia Kogut em sua “Coluna Controle Remoto” critica a forma de condução do apresentador da matéria e diz que até torceu contra os cachorros que eram cruelmente assassinados em um CCZ. Os leitores mandaram seus protestos e, alem de não reconhecer que não agiu corretamente, criticou nossas manifestações em outra publicação. Foram cerca de 300 e-mails enviados que não foram respondidos.

 

033 -  CASO DO GATO ESQUILO PERDIDO NO AEROPORTO DE BRASÍLIA – abr e jun/2011 – por negligência, o gato de um passageiro desaparece do bagageiro do avião durante o pouso em Brasília. Ele tentou de tudo, inclusive com instalação de câmeras, mas, até agora não achou o gatinho. Os leitores do blog se manifestaram em junho exigindo que a GOL desse o devido suporte junto a INFRAERO para que ele conseguisse instalar as câmeras noturnas na área que é reservada.

 

034 -  AÇORES – jun/2011 – nossos companheiros da ONG “Açores Melhores” que atua naquela Ilha de Portugal nos pediu ajuda para nos manifestarmos contra a tentativa de transformar touradas em Festa Regional de Açores. Foram enviados mais de 300 e-mails pelos leitores do blog que provocou, juntamente com o trabalho dos ativistas locais, uma grande repercussão na imprensa e políticos de oposição. Sabemos que a luta continua.

 

035 ADESÃO À CAMPANHA “DIGA NÃO A LEISHMANIOSE  - ago/2011

 

036 DENÚNCIA SOBRE CENAS DE MATANÇA DE CRUSTÁCEOS  - set/2011 - Ignorando o protocolo de matança de crustáceos sem sofrimento, o Programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga, promove a matança de animais ao vivo e a cores sem nenhuma consideração pela vida. Nossos leitores encheram a caixa postal da Rede Globo com suas reclamações.

 

037 APOIO A AÇÕES DA ONG IWAB DE PORTUGAL - set/2011 - nossos leitores enviaram mensagens de protestos em colaboração, principalmente, contra o Toro de La Vega, Espanha.

 

038 DENÚNCIA E ACOMPANHAMENTO SOBRE MAUS TRATOS NO PROGRAMA A FAZENDA  - set/2011 - um dos participantes do reality show trata mal as cabras do programa que compõem o cotidiano da Fazenda. A Rede Record de Televisão recebe centenas de e-mails de protesto. A imprensa divulga as diversas denuncias feitas por ONG`s

 

039 ADESÃO À CAMPANHA “CIRCO LEGAL NÃO TEM ANIMAL  - set/2011 - em solidariedade a campanha do blog “Pelo Direito dos Animais” solicitamos aos nossos leitores que enviassem e-mails às Ministras da Educação e Meio Ambiente contra a regulamentação. Foram encaminhados mais de 500 mensagens.

 

040 CAMPANHA CONTRA INTEGRANTE DE REALITY SHOW  - set/2011 – fizemos campanha para a saída do jogador Dinei do Programa A Fazenda da Rede Record depois que conta, às gargalhadas, sobre a sua participação na morte de um gato de forma trágica.

 

041 CAMPANHA CONTRA GOL SOBRE O CÃO SANTIAGO  - set/2011 - um cãozinho da raça pug morreu após ter sido negligenciado no atendimento pela empresa aérea GOL

 

042 CAMPANHA CONTRA PARTICIPANTE DE REALITY SHOW  - set/2011 e out/2011 - fizemos campanha para a retirada do integrante Thiago Gagliasso do Programa A Fazenda (Rede Record) depois de ter confessado ter maltratado os animais da fazenda onde era locado o programa.

 

043 PARTICIPAÇÃO NO TWITAÇO PELO DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS - out/2011

 

044 CAMPANHA A FAVOR DOS CÃES NO VIETNà - out/2011 - em função das inúmeras reportagens sobre roubo de cães para serem vendidos para restaurantes daquele país e vizinhos, fizemos uma campanha dirigida a Embaixada do Vietnã no Brasil. Cerca de 500 e-mails foram dirigidos ao Embaixador vietnamita.